Apodi: Caminhões-pipa socorrem cidades sem água no Oeste

Foto: Emanuel Amaral

Só em Apodi mais de 120 comunidades são beneficiadas com o programa. São em média entre 450 e 500 viagens diariamente para toda região.

A Prefeitura do Apodi disponibiliza 6 pipas de água diariamente, através de um programa emergencial de abastecimento de água potável criado pela Defesa Civil, que dá suporte ao programa operação pipa, que no município funciona com mais 7 carros. Sendo que o carro da prefeitura municipal faz uma complementação a esse programa, atendendo casos mais urgentes.

“O programa operação pipa funciona há 10 anos na região, e o município de Apodi por deter grande capacidade hídrica é quem abastece toda região Oeste e Alto oeste. São mais de 150 carros pipas diariamente levando água do nosso município. Cada carro pipa desse leva em média de 3 a 4 viagens/dia”, destacou o coordenador da defesa civil Jerlândio Moreira.

“Estamos numa situação crítica, pois entramos no quarto ano consecutivo de seca e a previsão não é nada animadora. Corremos o risco de termos um colapso de água nos próximos meses”, acrescentou Jerlândio Moreira ao blog.

Atualmente o município dispõe de 3 poços que fornecem água para as regiões Oeste e Alto Oeste potiguar: Peniel, Pescolândia e Jatobá.